terça-feira, 30 de junho de 2009

Saúde Bucal Durante a Gravidez

gravidez

Durante a gravidez ocorre uma série de mudanças no organismo da futura mamãe, inclusive na sua saúde bucal. Nesta fase, a mulher deve manter atenção redobrada em relação à higiene dos seus dentes, lembrando que os dentinhos do seu bebê já estão se formando e também precisam de cuidados para se desenvolver corretamente. O corpo da mãe é a única fonte de nutrição para o feto, por isso, é muito importante a ingestão de alimentos ricos em cálcio e fósforo, como leite, queijos, cereais, carne, frutas e peixe. As avitaminoses, isto é, a falta de vitaminas, compromete o desenvolvimento normal dos dentes.


Por isso a visita da gestante ao dentista é muito importante e deve ser mais frequente, pois durante a gravidez os riscos de inflamação gengival e de cáries aumentam. O dentista contribui para prevenção destes problemas. O atendimento nesta fase envolve desde procedimentos como profilaxia, aplicação de irritantes locais que agridem a gengiva, até o aconselhamento preventivo para a saúde bucal do bebê.

Importante: Deve-se realizar a limpeza diária dos dentes com escova e o fio dental, lembrando que a qualidade da escovação é mais importante do que a frequência.

Tomando os devidos cuidados, a mamãe e seu bebê estarão com suas bocas saudáveis evitando também problemas futuros.

Por: Dra. Mariam Francisco e Dra. Maria F.B.de Oliveira - Cirurgiã-Dentista

Fonte: tecno3x

Nenhum comentário:

Postar um comentário